sábado, 1 de outubro de 2011

UNHA ENCRAVADA?

Milhares de pessoas sofrem com unhas encravadas, tanto as mulheres quanto os homens, sendo que quando as unhas estão encravadas elas causam dores e um grande desconforto, dependendo do sapato é praticamente impossível de calçar e até mesmo de andar. 


O que é unha encravada?
 
A unha encravada resulta na penetração da unha no tecido ao redor. Como conseqüência teremos intenso processo inflamatório que pode estar acompanhado de infecção.

Freqüentemente é decorrente do corte inadequado da unha e uso de calçados inadequados ou pequenos, de ponta fina que comprimem os dedos.

As infecções podem ser graves, prejudicando a saúde e, por isso as unhas encravadas devem receber o tratamento correto se não irá só piorar, sendo que existem casos em que a unha cai de tão grave que fica.

Como evitar a unha encravada 
A prevenção sempre será o melhor remédio.
Quando falamos em unha encravada os principais elementos a serem considerados são:  


(1) corte a extremidade da unha a fim de que ela fique reta.Nunca corte em excesso e nem retire a cutícula; e (2) uso de calçados abertos ou com ponta que permita adequada posição dos dedos. 



Como tratar a unha encravada
No início do "encravamento" pode ser tentados o tratamento clínico com higienização freqüente e elevação da ponta que está penetrando o tecido.

Nunca tente cortá-la, pois determinará uma piora do quadro. Nos casos que não respondem, o tratamento é cirúrgico com a retirada parcial da unha doente. Recidivas são infreqüentes, mas podem ocorrer.

Naqueles pacientes com tendência a ter unhas em telha (arredondada) é possível fazer abrasão da unha. 


***

Alguns tratamentos Naturais
  • Água Morna
  • sabão bactericida
  • 1 pomada antibiótica
Coloque o pé de molho durante 20 minutos duas vezes ao dia em água morna com um pouco de sabão bactericida.

Use uma pomada antibiótica.
Aplique a pomada antibiótica cinco ou seis vezes ao dia .

Para aliviar a dor corte o canto o que será preciso fazer apenas uma vez para facilitar o crescimento da unha sobre a cutícula ao invés de crescer enterrada nela.

Use sandálias ou fique descalço o máximo possível para evitar a pressão sobre a unha, caso tenha que usar sapatos fechados, proteja a unha encravada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi:

Importante tal explicação (e DICAS!) para o tratamento/prevenção do problema...
Uma das dores mais incômodas que há_principalmente ao caminhar.
Reparo que é mais comum nos pés do que nas mãos... E nestas últimas seria mais comum a CUTÍCULA! No qual é importante tal_recomenda-se não retirá-la.
Seria isso.

Valeu,
Rodrigo

http://rodrigo-arte.blogspot.com/

Anônimo disse...

eu tive e tenho este problema. Cortar a unha, arrancar, pomada, nada disso teve resultado. a unica coisa q deu certo foi um podologo que por acaso encontrei na minha cidade. Ele fez uma cirurgia (na verdade 2) que consiste em arrancar o canto da unha até a raiz, e queimar com um bisturi eletrico. Assim a unha nao cresce mais nos cantos. E o caso era critico, pior que da foto acima. Agora to precisanu denovo e nao encontro o medico nem outro profissional que resolva o problema, apesar da unha nao estar muito encravada... FODDAAAAAA!!