sábado, 1 de outubro de 2011

GRIPE E RESFRIADO?

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

Gripe e refriadoQuer irritar um paciente? Vá ao médico com inúmeras queixas como febre, dor de garganta, dor no corpo e nos olhos, espirros e constipação nasal, e escute um "isso é apenas uma simples virose".

Quer irritar o médico? Diga a ele que o diagnóstico de "uma simples virose" só é feito quando o médico não faz idéia do diagnóstico correto.

Mas afinal, quem está certo?

Na verdade os dois estão certos e os dois estão errados.


1.500.000.000 (1,5 bilhão) de pessoas no mundo apresentam pelo menos um episódio de gripe por ano. Soma-se a isso o fato de que quase ninguém consegue passar um ano inteiro sem ter ao menos um episódio de um resfriado comum. A média individual é de 5 a 7 episódios de resfriado por ano nas crianças e de 3 a 5 nos adultos.

Resfriados e gripes são responsáveis por mais da metade de todas as faltas

escolares e ao trabalho por motivo de saúde.

Portanto, quando o médico faz o diagnóstico de infecção viral, a chance dele estar certo é imensa. O problema não é o diagnóstico, mas sim o fato do termo "virose" ser muito amplo e englobar várias doenças diferentes.


RESFRIADO
É uma infecção aguda virótica (os rinovírus são os principais agentes causadores), geralmente sem febre, na qual as principais manifestações clínicas envolvem as vias aèreas superiores, com secreçao nasal (coriza) ou obstrução nasal como sintoma predominante.


Com a exposição ao agente, a infecção pode ser facilitada por fadiga excessiva, distúrbios emocionais e alérgicos.



GRIPE

É uma infecção respiratória aguda causada por um virus específico, denominado INFLUENZA, que ocasiona febre, prostação, coriza, tosse, dor de cabeça, dor de ganganta.


Geralmente ocorre como uma epidemia no inverno. Pode complicar com infecção bacteriana secundária que deve ser tratada com antibióticos.

O vírus da influenza apresenta vários sorotipos e sofrem mutações de um ano para outro.

Estão sendo fabricadas vacinas que devem ser repetidas todos os anos, principalmente pelos grupos de maior risco (idosos e pacientes com problemas respiratórios crônicos).  

Um comentário:

Roberto disse...

Resfriado não seria causado por um choque térmico? Não sabia que tinha um agente que causava resfriado.