sábado, 11 de fevereiro de 2012

A cor da urina pode ser um sinal de doença ou apenas um achado interessante sem nenhum significado clínico. Neste texto vamos citar alguns fatores que fazem com que a urina mude de cor.

Urina Amarelo escuro ou acastanhada:

A cor natural da urina varia de amarelo bem claro até amarelo escuro. Quanto mais hidratada a pessoa estiver, mais clara a urina será. Uma urina acastanhada ou amarelo escura normalmente é

uma urina extremamente concentrada devido a pouca quantidade de água para diluí-la. Algumas doenças como hepatite, que cursam com a presença de bilirrubina na urina, podem apresentar uma urina escurecida, às vezes semelhantes ao mate ou até mesmo Coca-Cola. A presença de sangue em pequenas quantidades também pode levar a uma urina amarelo escuro.

Urina Azul:
Normalmente a urina azulada é causada por medicamentos e ingestão de corantes como azul de metileno. Drogas descritas como causas de urina azul incluem Triantereno, amitriptilina, indometacina e Viagra. Existe uma doença genética metabólica, chamada de síndrome da fralda azul, que é causa urina azulada em recém-nascidos.

Urina Laranja:

A urina laranja é geralmente uma urina vermelha diluída (ver causas de urina vermelha abaixo). Uma urina muito concentrada normalmente é amarelo forte, mas pode ser alaranjada também. Ingestão de beterraba, cenoura, amoras silvestres ou medicamentos, como Rifampicina, também podem ser a origem.

 Urina Roxa:

Uma urina arroxeada é normalmente causada por infecção urinária; em geral, por bactérias que alcalinizam a urina. É um achado raro e ocorre mais em pacientes com cateter vesical.


Urina verde:
Normalmente causada pela ingestão de corantes, pode também ocorrer com medicamentos como amitriptilina, propofol e indometacina.                                                                                        Outras causas de urina verde são:                                                                                                        
- Ingestão de aspargos e corantes artificiais como azul de metileno.
- Infecção urinária. Algumas bactérias também podem causar uma urina verde.



Urina vermelha ou rosa:

- Urina vermelha em geral é sinal de sangramento nas vias urinárias (chamado de hematúria), mas pode ser causada também por medicamentos e alimentos:

- Laxantes, principalmente os que possuem Sena em sua fórmula, Rifampicina, Pyridium, vitamina B, beterraba e amoras. Anticoagulantes como Varfarina e heparina, podem levar à hematúria e consequentemente urina avermelhada. Uma doença chamada metahemoglobinemia também pode ser a causa.

- Em uma pessoa com boa hidratação, a urina vermelha pode ficar diluída pela água e se apresentar mais rosada ou alaranjada.






Urina Preta:

Causada por outra doença genética rara chamada de Alcaptonúria

Além da cor, o aspecto da urina pode ser uma dica para se identificar doenças precocemente.

Uma urina com excesso de espuma sugere presença de proteínas , o que é um sinal de doença renal. Uma urina "leitosa" pode significar a presença de pus. Uma urina com odor forte indica que a mesma está muito concentrada,  favorecendo a formação de cálculo renal

Uma urina saudável tem cor amarelo clara, quase transparente, sem cheiro, com uma quantidade pequena de espuma e não causa dor ou desconforto ao urinar.

Fonte: Vérsion en español:  COLOR DE LA ORINA

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado por esta postagem, muito boa e esclarecedora!

Anônimo disse...

As informações e as fotos são muito boas. Obrigada!

Anônimo disse...

Se MEU xixi eh transparente eh normal?